Produções textuais II

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Mais produções de nossos alunos...

O objetivo de todas as propostas é que nossos alunos percebam o uso da escrita e da leitura em nossas vidas. Assim, conseguimos incluí-los, cada vez mais, no mundo letrado, além de ajudá-los na consolidação de duas habilidades fundamentais para suas vidas.

 


Antes de trabalharmos com medida de tempo,  nossos alunos, construíram textos dizendo o que fazem para passarem o tempo:"Meu tempo passa assim..."



Ainda cantamos a música "O relógio da vovó ", de Bia Bedran para inspirar nosso pequenos.

O relógio da vovó

 Composição: Bia Bedran

O relógio da vovó
Tic-tac, tic-tac,
Lá na sala vive só
Tic-tac, tic-tac,

E trabalha tanto assim Tic-tac, tic-tac,
Tão cansado que dá dó
Tic-tac, tic-tac


O DONO DA BOLA

Esta atividade foi feita em algumas etapas:

1º-Apresentamos aos alunos, uma página de Classificados com a figura do personagem principal do livro. Neste momento, os alunos foram motivados a reconhecerem o portador textual (Jornal) e sua função. Além disso, caracterizamos, oralmente, o personagem que estávamos vendo. Cabe ressaltar que até este momento, os alunos ainda não tinham ideia do que ia acontecer.

2º-No pátio da Unidade Escolar, os alunos ouviram  a  história.
3º-Na Sala de Leitura da U.E., os alunos assistiram ao vídeo da história.
Link da história O dono da bola, de Ruth Rocha 


4º-De volta à sala de aula, os alunos preencheram um ficha de leitura sobre o livro e escreveram suas impressões da história.

 A ovelha negra

 Na Hora do Conto, os alunos ouviram a história do livro  A OVELHA NEGRA, de Bernardo Aibe e conversarmos sobre a importância de sabermos conviver, sempre respeitando às diferenças. Afinal, cada ser humano é único!


Ao chegarmos à sala, os alunos reescreveram a história que ouviram, colocando sua opinião sobre o assunto.
 







0 comentários:

Postar um comentário