Um dia na sala lúdica: Alfabetizando com Encanto e Magia

sábado, 30 de abril de 2011

Sentados em pequenos grupos, os alunos jogam, brincam e aprendem de forma bastante divertida. Há um rodízio dos jogos entre os grupos...
Jogo da Memória

Jogo da memória. Peças com figura e peças com os nomes das figuras,  feitas em emborrachado.




Dominó de palavras

Joguinho feito de emborrachado. De um lado a figura de um outro lado o nome.





Formando palavras

Joguinho com peças de madeira. Figuras e alfabeto móvel para formar seus nomes.







Vamos brincar de rimar?

Descobrindo quais as palavras que rimam!!!





Jogo das sílabas

Colamos várias sílabas em tampinhas de garrafa e, com elas, os alunos formam muitas palavras... Algumas imagens são oferecidas como suporte...







Caixinha de leitura

Textos variados em uma caixinha... Os alunos são motivados a lerem uns para os outros e também para a professora...






Bingo!!!

Bingo de sílabas - Neste jogo a professora participa, passando por todos os grupos. A professora sorteia a sílaba e os alunos marcam em suas cartelas. Quem preencher primeiro, tem que falar bem alto: BINGO!!!






Vídeo do livro: O aniversário do Seu Alfabeto, de Amir Piedade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011



Montamos slides com as páginas do livro e fizemos a narração... Esperamos que gostem!

O Aniversário do Seu Alfabeto

Um dia de festa em que comemoramos o aniversário do Seu Alfabeto.
No dia anterior à festa, os alunos receberam um convite que falava apenas em um evento que aconteceria em nossa escola e que todos deveriam trazer gravuras de objetos que começassem com as letras de seus nomes para participarem deste evento.
 Em nossa rodinha, o convite foi explorado, levando os alunos a perceberem as características deste tipo de texto.
Depois, os alunos colaram as gravuras que trouxeram em uma caixinha de presente e socializaram com os demais.
Na sala POR TRÁS DAS LETRAS, alunos das turmas 1.201 e 1.202 assistiram ao vídeo com a história do livro O aniversário do Seu Alfabeto. ( O vídeo foi organizado e narrado pelas professoras das turmas: Adriana e Simone; estará disponível em nosso blog)


 Depois de assistirem ao vídeo, os alunos receberam uma viseira com a letra inicial de seus nomes e esta foi a senha para poderem participar da festa. Organizaram-se, então, em uma forma alfabética  e nos encaminhamos para a Sala ALFABETIZANDO COM ENCANTO E MAGIA...








Aniversário com tudo a que temos direito: bolo, bolas, brigadeiros, balas e, é claro, cantamos parabéns para o SEU ALFABETO!!!







Chegando na festa...







 

Cantando parabéns para o Seu Alfabeto... E, claro, saboreando o bolo!










Nossos alunos retornaram às suas casas, bastante felizes, levando balas e brigadeiros, conhecendo ainda mais o nosso amigo ALFABETO!!!


Carnaval da Zaca - 2011

Apesar do "pequeno" atraso, vale a pena registrar os momentos das turmas 1.201 e 1.202 no nosso BAILE DE CARNAVAL.  A professora Érika , de Educação Física(  na foto abaixo), como sempre, participando juntinho conosco e fazendo com que a festa fique ainda melhor. Houve até desfile de fantasias!!!Nossos pequenos deram um verdadeiro show ao som de marchinhas carnavalescas e samba-enredo das escolas do Grupo Especial.
Entendendo que o CARNAVAL carioca é uma das festas populares mais importantes do nosso país, não poderíamos deixar este momento passar em branco!